O objectivo geral do projecto MAGALLANES_ICC é estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um ecossistema de Empreendedorismo Centro de CCIs, visando a consolidação de um ecossistema empresarial que permite incentivar a criação e disseminação de uma oferta cultural inovadora para a Eurorregião Alentejo-Algarve-Andaluzia. Os resultados esperados do projeto são:

  1. Criação de espaços físicos de referência internacional em Sevilha, Algarve e Alentejo (Cross-Border Centro de Magallanes) onde, através de orientação e aconselhamento, que apoia e promove o empreendedorismo, o surgimento de novas ideias e implementação de empresas inovadoras de base tecnológica, cultural e criativa no território transfronteiriço.
  2. Geração de novos produtos, serviços e conteúdos criativos e culturais de natureza inovadora, suscetíveis de serem explorados economicamente e que valorizem os recursos do património cultural comum da área de cooperação.
  3. Criação de um serviço transfronteiriço promover projectos comuns criativas, que fica a aumentar o nível de competitividade das empresas no território de fronteira, especialmente aqueles que detêm o maior potencial de criação de emprego e valor acrescentado.

Os três resultados esperados alcançar com o desenvolvimento do projeto Magalhães estão intimamente ligados ao resultado indicador da prioridade de investimento 3A “Variação no número de empresas na área de cooperação”. Assim, a criação de espaços dedicados à promoção de incubação e empreendedorismo, e facilitar o acesso ao financiamento para os empresários, têm como propósito específico de promover a criação de novas empresas no território.

Este projecto resulta de uma parceria entre diversos agentes das regiões do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia e é financiado pelo programa INTERREG-POCTEP