Jantar Anual APORVELA 2018

Jantar Anual APORVELA 2018

O Jantar Anual da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, realizou-se no dia 8 de novembro, a bordo da Fragata Dom Fernando II e Glória. Celebrou-se o Mar, os portugueses e todos os que partilham a paixão por ele – um elemento tão presente na história e ADN do país.

Estiveram presentes cerca de 150 pessoas, entre associados, amigos, parceiros e entidades patrocinadoras. A APORVELA foi honrada com as presenças do Sr. Almirante Valente dos Santos, Diretor da Comissão Cultural da Marinha e em representação do CEMA, o Sr. Comandante João Afonso Marques Coelho Gil, Capitão do Porto da Capitania de Lisboa, o Sr. Comandante Pinto da Silva, Director da Escola Naval, o professor Dr. Miguel Miranda, Presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e o Sr. Dr. José Carlos Simão da Direção Geral dos Recursos Naturais.

Foi altura para confraternização mas também para fazer um balanço das muitas atividades desenvolvidas em 2018 e lançar novos projetos para os anos vindouros. O presidente da APORVELA, João Lúcio realçou as obras de manutenção da Caravela Vera Cruz nos estaleiros Samuel e Filhos, a participação na Three Festivals Tall Ships Regatta 2018 em Bordéus, a viagem na Sagres até ao Funchal, o projeto de Candidatura com o Fundo Azul na DGPM (com escolas da área do desporto), o Projeto Mare Liberum com a centros educativos que visa fortalecer a cultura democrática e a consciência cívica no âmbito da literacia dos Oceanos, a assinatura do protocolo com a Câmara Municipal de Lisboa e Administração do Porto de Lisboa com vista à realização de mais uma The Tall Ships Races na cidade (em 2020) e, ainda, as saídas de treino de mar na Caravela, cumprindo a APORVELA uma das suas missões mais nobres: a de promover o treino de mar junto da juventude.

“A APORVELA está no bom caminho, como entidade sem fins lucrativos, exercendo o objetivo de promover a ligação das pessoas ao Mar, mantendo viva a tradição do nosso património marítimo” afirmou João Lúcio e lembrou que “milhares de jovens portugueses e não só, viveram experiências de mar que guardarão na memória para o resto das suas vidas e outros mudaram o rumo das suas vidas porque descobriram no mar a sua vocação”.

Foi ainda aproveitada a ocasião para prestar homenagem aos associados beneméritos Almirante Almeida D’Eça e Rui Casimiro, este último, o único membro da tripulação que zarpou há 31 anos na Caravela Bartolomeu Dias para Cape Town que navegou nas três Caravelas construídas pela APORVELA.

By |Comentários fechados em Jantar Anual APORVELA 2018