A caravela Vera cruz navegou de Setúbal para Sevilha onde participou no Festival Marítimo da cidade que reuniu também o Galeão Andalucía e a Nao Victoria.
Em dez dias recebemos mais de 12000 visitantes e dezenas de grupos escolares. Tivemos ainda a oportunidade de visitar os hospitais pediátricos da Virgen de la Macarena e da Virgen del Rocio, onde, através de uma parceria com os Marinheiros da Esperança, conversámos e trocámos experiências com crianças internadas.
a bordo foi realizada uma interessante palestra sobre financiamento de cinema organizada pela nossa parceria Fondación Andalucia Emprende.

Esta viagem inseriu-se no âmbito do projecto Magallanes_ICC  que é uma iniciativa que se inspira nos 500 anos da viagem de circum-navegação de Fernão Magalhães e que se irá dedicar à Economia Criativa, ou seja, às ICC – Indústrias Culturais e Criativas, abrangendo actividades relacionadas com a arte, música, literatura, moda, media, design ou artesanato, entre outras.

O objectivo principal é estabelecer uma rede de cooperação transfronteiriça para a criação de um modelo de centro de empreendedorismo para indústrias culturais e criativas, no sentido de criar um ecossistema que permita impulsionar a criação e difusão de uma oferta cultural inovadora para a eurorregião Alentejo, Algarve e Andaluzia.

A Aporvela é uma das 11 entidades parceiras neste projecto com duração de 3 anos e co-financiamento do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER no âmbito do programa Interreg V A España – Portugal (POCTEP) 2014-2020.