A Aporvela, a convite da Ciência Viva, vai participar na 5ª Conferência de Professores do Mar que vai ter lugar nos dias 26 e 27 de Abril de 2019 no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.

A edição deste ano é dedicada a Fernão de Magalhães e à primeira circum-navegação do globo. 500 anos depois celebramos esta expedição seguindo os passos de Magalhães, explorando os fundos marinhos, os gigantes dos fundos abissais e a utilização da biotecnologia marinha.

No primeiro dia haverá intervenções de investigadores que irão partilhar as descobertas e os mais recentes avanços científicos nas ciências marinhas. Haverá ainda lugar para um painel especial dedicado a projectos de ciência cidadã e a sessão final contará com Rui Santos da Aporvela que falará sobre navegações passadas e futuras em torno de Fernão de Magalhães.

Nas quatro sessões práticas, os participantes irão mapear os fundos marinhos e ficarão a conhecer os ecossistemas profundos e as adaptações dos organismos a estes ambientes. Com o oceano em constante mudança, os participantes irão ainda investigar as alterações climáticas, como a acidificação do oceano, a subida do nível médio do mar e as alterações das correntes marinhas. Recuando a 1519 viajaremos “por mares nunca dantes navegados”, com recurso a diversos instrumentos de navegação da época.

As inscrições e o programa podem ser consultadas aqui.