Semana da Responsabilidade Social na Vera Cruz

Semana da Responsabilidade Social na Vera Cruz

A APORVELA tem como missão promover a ligação dos portugueses ao mar, assim como a preservação do património náutico português.

Entre 11 a 15 de Abril, a Caravela Vera Cruz recebeu crianças e jovens numa semana diferente – Semana da Responsabilidade Social. Esta iniciativa teve como principal objectivo possibilitar a todas as crianças e jovens portugueses o contacto directo com os assuntos do Mar, a oportunidade de subir a bordo da Caravela Vera Cruz, conhecer a vida dentro de uma embarcação e motivar os jovens a experimentar o Treino-de-Mar e embarcar com a APORVELA durante um fim-de-semana.

Aldeias SOS, Associação Cultural Moinho da Juventude, Associação Novo Futuro, Centro Educativo da Bela Vista, Centro Educativo de Navarro de Paiva, Centro Jovem Tabor e Projecto “Agora Sim” foram os projectos que participaram nesta iniciativa.
Uma breve introdução à Caravela com referência a termos náuticos; uma aula lúdica dos descobrimentos com encenação de alguns aspectos históricos; apelo aos 5 sentidos através de uma “oficina de especiarias”; uns workshop de nós utilizados em náutica e alguns jogos com a utilização de cabos foram algumas actividades realizadas com os jovens que visitaram a Caravela Vera Cruz.

Para a APORVELA o resultado desta iniciativa não podia ter sido melhor e o objectivo foi cumprido – manter viva a tradição marítima portuguesa e partilhá-la com quem, de outra forma, não teve oportunidade. Prova disso é o feedback arrecadado pelas associações que participaram:
“.. foi uma oportunidade óptima de (…) conhecer e partilhar outras realidades. Isto é verdadeira Inclusão Social, e não podíamos estar mais satisfeitos com o resultado! ..mostraram-lhes que aprender é divertido e motivaram-nas para “as lides do mar” – a jovem cozinheira perguntou hoje mesmo quando poderia ir passar um fim-de-semana convosco, a navegar. Continuam a treinar os nós e usam a t-shirt com orgulho..” – palavras de Filipa Baptista, Animadora no Centro Educativo Navarro de Paiva.
A RTP esteve presente num dos dias da Semana da Responsabilidade Social. Veja aqui a reportagem que passou no programa Portugal em Directo (minuto 12:20).