Os Gigantes do Mar já estão a caminho de Sines

Os Gigantes do Mar já estão a caminho de Sines

A frota dos Tall Ships largou esta quarta-feira da costa britânica (Torbay) rumo a Sines. Os primeiros navios devem começar a chegar entre os dias 26 e 27 de abril depois de uma viagem de 840 milhas (1351.85 km). Faltam apenas 9 dias para o regresso dos Gigantes do Mar!

Greenwich foi o ponto de partida da “Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta” (RDV 2017). De 13 a 16 de abril, os grandes veleiros estiveram na cidade britânica, antes de zarparem junto à costa até à cidade Torbay, onde esta segunda-feira foi dada a partida da primeira ‘perna’ da regata. Até Sines os navios vão percorrer as primeiras 840 milhas das 7000 que compõem a regata.

Os Tall Ships vão estar atracados no porto alentejano de 28 de abril a 1 de maio. Ao longo dos quatro dias, os visitantes terão a oportunidade única de subir a bordo e conhecer alguns dos maiores veleiros do mundo. Por sua vez, todos os interessados a partir dos 15 anos de idade podem embarcar com a Aporvela nos navios participantes da regata, nomeadamente no NRP Sagres.

Com 21 Navios presentes em Sines, o município desenvolveu uma iniciativa com a APVCA – Associação de Produtores de Vinho da Costa Alentejana, para presentear as tripulações dos grandes veleiros. Em setembro de 2016, a Câmara Municipal de Sines submergiu nas águas do porto de recreio da cidade, 700 garrafas de vinho da Costa Alentejana para maturação no fundo do mar. A iniciativa contou com o apoio do IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional (que construiu os cestos metálicos para a colocação do vinho no mar), da Turismo do Alentejo e Ribatejo, ERT e da Administração dos Portos de Sines e do Algarve. Sete meses depois, no dia 20 de abril de 2017, às 17h00, o município levanta as garrafas, que vão ser oferecidas às tripulações do Sines Tall Ships Festival 2017.

Não faltam razões para estar presente no maior evento náutico do ano. Para além do recinto (situado no Porto de Sines), toda a cidade está em festa durante 4 dias. O Sines Tall Ships Festival representa a oportunidade perfeita para conhecer ou revisitar Sines e descobrir a diversa oferta turística das regiões Alentejo e Ribatejo – representadas num stand promocional (situado na Av. Vasco da Gama).

Com o sol posto na noite de 30 de abril para 1 de maio, os navios iluminam-se e abrilhantam a noite até ao bater das 12 badaladas, altura em que o fogo de artificio transforma o céu de Sines num espetáculo visual único e memorável para todos os presentes.

Com os Gigantes do Mar a caminho de Sines a Sail Training International e a YB Tracking fornecem a cobertura das ‘pernas’ da regata via satélite, online e em tempo real, para todos os interessados conseguirem seguir a ação e o desenrolar da regata.

PROGRAMA:

SEXTA | 28 ABR

Evento aberto 14h00-01h00 Palco dos Oceanos

Cerimónia de abertura 17h00
Concertos & Djs: Filipe Gonçalves / DJ Nokin 20h00-01h00 Palco do Castelo
Concerto: Raquel Tavares 22h00
DJ Set: Bailarico Sofisticado 00h00

SÁBADO | 29 ABR

Evento aberto 10h00-01h00
Parada dos tripulantes 17h00
Entrega de prémios | Castelo de Sines 18h00
Palco dos Oceanos
Concertos & Djs: Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound / DJ André Henriques 20h00-01h00

DOMINGO | 30 ABR

Evento aberto 10h00-01h00
Baía dos Piratas & Palco dos Oceanos

Celebração de missa 12h30 Concertos & Djs: DJ Kamala 20h00-01h00 Fogo de artifício 24h00
Palco do Castelo
Concerto: Expensive Soul 00h30

SEGUNDA | 1 MAI

Evento aberto 10h00-16h00
Desfile náutico 16h00

*Inclui ainda actuações de artistas como Ginskeys, Canto Alentejano, Orquestra Sinfónica de Sines, Banda da Marinha, Skalabá Tuka, Ethnic Mass, Actuações do Dia Mundial da Dança e do Carnaval.

 

Sobre o Sines Tall Ships Festival // RDV 2017
Sines, cidade atlântica desde sempre ligada aos caminhos do mar, vai receber a regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que larga do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Las Palmas, Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país “aniversariante”. Do Canadá,afrotacruzaráaindaoAtlânticoatéaodestinofinal LeHavre(França). A RDV 2017 Tall Ships Regatta em Sines será um festival em terra e no mar, com a presença de veleiros de todo o mundo. Vão ser quatro dias de atividades, de 28 de abril a 1 de maio, com visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas num recinto de entrada livre.
O Sines Tall Ships Festival é um evento co-organizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.
Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502.945, 49 euros, e montante de Apoio de 390.788, 65 euros, o evento insere- se no projecto Alentejo Eventos XX – Promoção e Marketing que visa afirmar a Região Alentejo como Destino Turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.
By |Comentários fechados em Os Gigantes do Mar já estão a caminho de Sines