O Primeiro dia do Sines Tall Ships Festival

O Primeiro dia do Sines Tall Ships Festival

No primeiro dia do Sines Tall Ships Festival, as portas abriram às 14h00, mas, durante esta manhã, o recinto já esteve movimentado com visitas de cerca de 1000 crianças das escolas da região aos vários navios.

O maior festival náutico do ano arrancou com visitas às embarcações. O NRP Sagres foi um dos navios mais concorridos. Antes de embarcar no Navio-escola da Marinha Portuguesa uma das professoras do Agrupamento de Escolas de Sines revelou que este tipo de ações “alarga a cultura dos alunos e desperta a sua curiosidade para estes assuntos, ligados ao mar e à nossa história. Estamos neste momento a visitar a Sagres, um navio muito importante e histórico, mas também visitámos navios estrangeiros, e esta interação com várias culturas é fulcral para o seu desenvolvimento pessoal”.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Sines – Bernadete Almeida acompanhou os cerca de 1000 alunos durante as visitas aos navios: “Os alunos estão a adorar. É de extrema relevância trazer um evento como este para uma localidade que tem os três lados rodeados de mar. Esta é uma grande oportunidade que os alunos têm de interagir com os tripulantes e ver in loco as atividades a bordo. São ações que podem despertar a sua paixão por esta área e levá-los a embarcar e fazer travessias com a APORVELA ou até seguir por esta área profissional. É uma grande mais-valia e extremamente enriquecedor para todos os alunos, professores e funcionários das nossas escolas”.

Raúl Mimbacas – Vice Race Chairman sobre o papel da STI – Sail Training International neste tipo de evento: “Estamos no inicio do evento, até ao momento está tudo a correr muito bem. Nós (STI – Sail Training International) somos uma organização sem fins lucrativos, os rendimentos que obtemos deste tipo de eventos, direcionamos para ações de promoção de embarques junto dos jovens. Este é que é o nosso objetivo, que os jovens embarquem. O nosso lema em inglês é “changing lives” – mudar vidas – porque a experiência da navegação, adquirir diferentes habilidades e interação entre a tripulação é algo inesquecível e que permanece com cada pessoa até ao fim das suas vidas.”

O navio italiano – Amerigo Vespucci organizou uma conferência de imprensa a bordo, dirigida pelo Comandante Angelo Patruno, para divulgação e promoção da campanha de verão do gigante italiano. Construído em 1931na cidade italiana La Spezia, esta “Old Lady” (como é carinhosamente tratada pelo seu comandante) viajou para Sines com 329 tripulantes (250 tripulantes fixos e 79 cadetes). A viajem iniciou- se em Itália, no dia 19 de abril e durante os 5 meses de campanha vai passar pelo Funchal (próxima paragem), Bermudas, Canadá, EUA, Açores, Espanha, França e voltará a Itália. “Um dos comandantes do Vespucci foi Agostino Straulino – um campeão olímpico da “Class Star” que em 1965 tentou e conseguiu navegar à vela o navio por um estreito canal de 15 metros à saída de Taranto.”

A Cerimónia de abertura contou com a presença da Ministra do Mar – Eng.a Ana Paula Vitorino, do Ministro-adjunto – Dr. Eduardo Cabrita, do Presidente da Câmara Municipal de Sines – Dr. Nuno Mascarenhas, do Presidente da Turismo do Alentejo – ERT – Dr. Ceia da Silva, do Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve – Eng.o José Luís Cacho, da Presidente da APP – Associação dos Portos de Portugal – Dr.a Lídia Sequeira, do Chairman da STI – Ross Mcdonald, do Presidente e Vice-Presidente da APORVELA – João Lúcio e Rui Costa, respetivamente. Durante a cerimónia foi salientada a importância do Sines Tall Ships Festival para os Jovens e para a sua ligação com o Mar. A Eng.a Ana Paula Vitorino – Ministra do Mar realçou o papel e evolução do Porto de Sines na sua vertente comercial e recreativa.

Hoje – Sexta-feira, 28 de abril

Evento aberto 14h00-01h00

Baía dos Piratas & Palco dos Oceanos

Escola das Artes de Sines 16h30 Cerimónia de abertura 17h00 The Ginskeys 19h30 Concertos & Djs:
Filipe Gonçalves 22h00
DJ Nokin 23h30
Palco do Castelo Concerto: Raquel Tavares 22h00 DJ Set: Bailarico Sofisticado 00h00

 

Amanhã – Sábado | 29 de abril

Evento aberto 10h00-01h00
Skalaba tuka 12h00
Parada dos tripulantes 17h00
Palco do Castelo
Entrega de prémios 18h00
Baía dos Piratas & Palco dos Oceanos Cante Alentejano – Trovadores do Redondo15h00 Orquestra Locomotiva de Sines 16h00

Banda da Armada 17h00
ARDS e Take Dance: Dia Mundial da Dança 18h00 Concertos & Djs:
Rocky Marsiano & Meu Kamba Sound 22h00 DJ André Henriques 23h30

Sobre o Sines Tall Ships Festival // RDV 2017
Sines, cidade atlântica desde sempre ligada aos caminhos do mar, vai receber a regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que larga do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Las Palmas, Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país “aniversariante”. Do Canadá, a frota cruzará ainda o Atlântico até ao destino final Le Havre (França). A RDV 2017 Tall Ships Regatta em Sines será um festival em terra e no mar, com a presença de veleiros de todo o mundo. Vão ser quatro dias de atividades, de 28 de abril a 1 de maio, com visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas num recinto de entrada livre.
O Sines Tall Ships Festival é um evento co-organizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.
Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502.945, 49 euros, e montante de Apoio de 390.788, 65 euros, o evento insere-se no projecto Alentejo Eventos XX – PromoçãoeMarketingque visaafirmaraRegiãoAlentejocomoDestinoTurísticodiferenciadoeinovador,através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.
By |Comentários fechados em O Primeiro dia do Sines Tall Ships Festival