Ler + Mar – 2ª edição

Ler + Mar – 2ª edição

Os professores assumem neste processo um papel fundamental na orientação dos alunos, na articulação e na contextualização deste trabalho com os processos formativos das áreas curriculares dos diversos ciclos e níveis de ensino.

Objectivos: Promover a leitura em língua portuguesa; Diversificar o contacto com diferentes tipologias textuais; Desenvolver a capacidade de pesquisa e seleção de informação de diferentes áreas do saber, disponível em diversos suportes; Conhecer a importância do mar enquanto recurso a explorar nas suas diversas vertentes; Reconhecer o mar enquanto veículo que liga a língua portuguesa falada nas diferentes partes do mundo, independentemente da sua diversidade temporal e espacial; Estimular iniciativas que cruzem a leitura com as diversas áreas curriculares; Incentivar a criatividade de alunos e de professores no desenvolvimento de estratégias de promoção de leitura junto das comunidades envolventes das suas escolas/ agrupamentos; Promover a literacia dos oceanos junto de alunos e professores, contribuindo para uma sociedade mais informada e sensibilizada para os recursos e potencialidades do mar.

LINHAS ORIENTADORAS

Tendo como contexto a leitura – o mar – as diferentes áreas curriculares, pretende-se que:
1. a leitura seja encarada como central no trabalho desenvolvido pelas escolas/agrupamento de escolas, tendo em conta o seu papel na melhoria do sucesso educativo dos jovens que frequentam os ensinos básico e secundário;
2ª edição | 2014-2016
2. se desenvolvam projetos de promoção de leitura que impliquem as comunidades em que as escolas se inserem, propiciando aprendizagens e vivências significativas entre pessoas de diferentes gerações, culturas e vivências, a partir de dinâmicas desenvolvidas pelas crianças e pelos jovens, sob orientação dos seus professores;
3. se dinamizem projetos de sensibilização das crianças e dos jovens para o conhecimento do mar que envolvam a comunidade em geral, propiciando aprendizagens e vivências significativas entre pessoas de diferentes gerações, culturas e vivências;
4. as equipas de professores e de alunos envolvidos no projeto cheguem a um produto final, a partir de materiais diversos resultantes da recolha e tratamento de informações obtidas a partir das leituras e das pesquisas realizadas no quadro de diferentes áreas curriculares;
5. o mar seja trabalhado de forma interdisciplinar e a partir de múltiplas perspetivas, refletindo as diferentes dimensões em que pode ser explorado (por exemplo, as dimensões económica, turística, social, científica, ambiental, geográfica, histórica, desportiva, cultural, etc.).
Destinatários:
1.Crianças e jovens dos Ensinos Básico e Secundário
2. Comunidades em que se inserem os agrupamentos de escolas/as escolas não agrupadas.

CONDIÇÕES DE DESENVOLVIMENTO

O projeto deve respeitar as seguintes orientações:
· os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas devem enquadrar as orientações do presente documento nos seus Projetos Educativos;
· as candidaturas estão abertas a toda a rede escolar (agrupamentos ou escolas não agrupadas) do ensino básico e do ensino secundário, à exceção das escolas/ dos agrupamentos que integraram a edição anterior;
· as atividades devem ter a leitura e o tema Mar como organizadores da intervenção;
· a leitura e o tema Mar devem ser encarados numa perspetiva de transversalidade curricular;
· a proposta de candidatura deve ser formalizada pela escola sede do agrupamento;
· a coordenação geral do projeto será assumida por um/a professor/a da escola/ do agrupamento;
· cada projeto apresentado pode envolver diferentes níveis ou ciclos de educação e de ensino;
· a apresentação da candidatura e o respetivo projeto terão que ter a anuência e o compromisso expresso do envolvimento da Direção da escola/do agrupamento de escolas;
· os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas, para o desenvolvimento dos seus projetos, poderão beneficiar, nomeadamente, de:
1. recursos disponibilizados no sítio da EMEPC, nomeadamente no sítio do Kit do Mar (http://kitdomar.emepc.pt/)
2. Informação disponível no sítio da Aporvela (www.aporvela.pt)

SELECÇÃO DOS PROJECTOS

· Os projetos apresentados a esta candidatura serão objeto de análise e seleção por parte de um júri constituído por um elemento do PNL, um elemento da EMEPC e um elemento da Aporvela.
· O projeto deverá ter caráter original, não podendo ser aceite caso replique ou reproduza outro projeto já existente.
· Na seleção do projetos apresentados será tida em conta a qualidade geral do projeto, o envolvimento com as Bibliotecas Municipais e outras entidades locais e o seu potencial impacto na comunidade.
· A afetação de recursos ao projeto (equipamentos, fundos documentais ou outros) deve ser pensada numa lógica de suporte às ações a desenvolver no seu âmbito, sendo tais recursos entendidos como meios essenciais para a sua concretização.
· As escolas não agrupadas ou as escolas sede de agrupamento da rede pública cujo projeto seja selecionado receberão apoio em função da execução do mesmo.

CALENDARIZAÇÃO

· Julho de 2014 – Lançamento da 2ª edição do projeto · Até 3 de outubro de 2014 – Apresentação das candidaturas (no SIPNL) · Até 20 de outubro de 2014 – Publicação da lista de projetos selecionados
MONITORIZAÇÃO

Ao longo dos dois anos de desenvolvimento do projeto serão dinamizadas formas de monitorização e acompanhamento, nomeadamente, através:
– de contactos presenciais e a distância;
– da elaboração de um relatório final em que as escolas deverão fazer o balanço do trabalho desenvolvido e do cumprimento dos objetivos inicialmente previstos.

NOTAS FINAIS

Os trabalhos desenvolvidos no âmbito deste Projeto poderão ser apresentados no Concurso Nacional Kit do Mar 2014.

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