Cerimónia de Lançamento do Sines Tall Ships Festival

Cerimónia de Lançamento do Sines Tall Ships Festival

A Cerimónia de Lançamento do Sines Tall Ships Festival cumpriu-se esta terça-feira, dia 18 de abril, no Salão Nobre do Museu Nacional de Arqueologia. O evento contou com a presença do Dr. João Cavaleiro Ferreira, Turismo do Alentejo – ERT, do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Dr. Nuno Mascarenhas, do Administrador da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, Dr. Duarte Lynce de Faria e do Presidente da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, Comandante João Lúcio.

O “Sines Tall Ships Festival” está inserido na “Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta” (RDV 2017), uma regata de grandes veleiros que passa por sete países e cruza o Oceano Atlântico duas vezes. A primeira perna da regata liga Greenwich a Sines.

Os Tall Ships vão estar atracados no porto alentejano de 28 de abril a 1 de maio. Ao longo dos quatro dias, os visitantes terão a oportunidade única de subir a bordo e conhecer alguns dos maiores veleiros do mundo. Os 4 dias são recheados de atividades, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas. A entrada no recinto é gratuita.

Além dos 4 dias do evento, todos os interessados (dos 15 aos 115) têm a oportunidade única de embarcar num Tall Ship. Independentemente da experiência a bordo, basta ter espírito de aventura, amor por viagens e muita diversão.

Declarações:

Dr. João Cavaleiro Ferreira – Turismo do Alentejo – ERT

“É extraordinariamente importante fazer passar por Sines – Terra de Vasco da Gama – esta regata dos Grades Veleiros, não só pelo simbolismo, como, fundamentalmente, pelos resultados que esperemos que tenha em termos de dinamização e impacto em Sines e um pouco por todos os municípios do Alentejo. Há muita gente que vai visitar Sines pela primeira vez e tenho a certeza que vamos conseguir cativá-los de forma a voltarem.”

Comandante João Lúcio – Presidente da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela

“Neste momento, Sines é falada um pouco por todo o mundo e é muito importante para que seja reconhecida como um grande porto comercial – que já é – mas principalmente como um porto desportivo e falando como velejador, posso afirmar que o Porto de Sines é dos melhores que temos em Portugal.

Durante o evento vão estar atracados vários navios estrangeiros, entre eles o italiano Amerigo Vespucci que eu aconselho vivamente a visitar, é um autêntico monumento flutuante.”

Dr. Duarte Lynce de Faria – Administrador da APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA

“Estamos no ponto de partida para um grande evento em Sines. A participação da Administração dos Portos de Sines e do Algarve neste Sines Tall Ships Festival é algo natural e temos a obrigação de divulgar este tipo de eventos ligados ao mar – faz parte da identidade dos portugueses. Espero ver muitas pessoas em Sines e muita alma da juventude portuguesa.”

Dr. Nuno Mascarenhas – Presidente da Câmara Municipal de Sines

“Da parte do município não podíamos estar mais satisfeitos com o alcançar deste objetivo que vem desde 2014. O evento vai ter lugar nas proximidades do Porto de Sines, onde vão estar atracados os veleiros, mas vai-se alastrar por toda a cidade, nomeadamente na Av. Vasco da Gama onde vamos ter uma exposição com 18 municípios e uma oferta diversificada, e no castelo onde vamos ter um palco com alguns concertos, por exemplo, no dia 28 a Raquel Tavares e no dia 30 os Expensive Soul. Vão ser 4 dias de festa, espero-vos a todos em Sines.”

 

Sobre o Sines Tall Ships Festival // RDV 2017
Sines, cidade atlântica desde sempre ligada aos caminhos do mar, vai receber a regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que larga do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Las Palmas, Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país “aniversariante”. Do Canadá,afrotacruzaráaindaoAtlânticoatéaodestinofinal LeHavre(França). A RDV 2017 Tall Ships Regatta em Sines será um festival em terra e no mar, com a presença de veleiros de todo o mundo. Vão ser quatro dias de atividades, de 28 de abril a 1 de maio, com visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas num recinto de entrada livre.
O Sines Tall Ships Festival é um evento co-organizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.
Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502.945, 49 euros, e montante de Apoio de 390.788, 65 euros, o evento insere- se no projecto Alentejo Eventos XX – Promoção e Marketing que visa afirmar a Região Alentejo como Destino Turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.
By |Comentários fechados em Cerimónia de Lançamento do Sines Tall Ships Festival