Apresentação do “Sines Tall Ships Festival // RDV 2017”

Apresentação do “Sines Tall Ships Festival // RDV 2017”

O “Sines Tall Ships Festival // RDV 2017” foi apresentado esta segunda-feira no Auditório do Edifício Sede da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, numa cerimónia que contou com a presença do Presidente da Turismo do Alentejo – ERT, Dr. Ceia da Silva, do Presidente da Câmara Municipal de Sines, Dr. Nuno Mascarenhas, do Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA, Eng.º José Luís Cacho e do Diretor da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, Comandante José Inácio Júnior. A Apresentação dos pormenores do evento esteve a cargo do Comandante Carlos Oliveira, da APORVELA.

Depois de ter passado por Lisboa em 2016 com 51 Veleiros e receber a visita de mais de 650.000 espetadores, a frota de Tall Ships regressa este ano a águas lusas -Sines.

O “Sines Tall Ships Festival” está inserido na “Rendez-vous 2017 Tall Ships Regatta” (RDV 2017), uma regata de grandes veleiros que passa por sete países e cruza o Oceano Atlântico duas vezes. A primeira perna da regata liga Greenwich a Sines. A frota fica atracada em águas portuguesas de 28 de abril a 1 de maio. Os 4 dias são recheados de atividades, visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas. A entrada no recinto é gratuita.

Além dos 4 dias do evento, todos os interessados (dos 15 aos 115) têm a oportunidade única de embarcar num Tall Ship. Independentemente da experiência a bordo, basta ter espírito de aventura, amor por viagens e muita diversão.

Um dos maiores e mais apelativos Veleiros a atracar no Porto de Sines é o italiano “STS Amerigo Vespucci”. Construído em 1931 e com mais de 100 metros de comprimento, este gigante dos mares pertence à Marinha Italiana. O seu mastro principal tem 54 metros de altura, a contar a partir do nível da água. O “Amerigo Vespucci” conta com uma tripulação permanente de 270 elementos, podendo ainda embarcar até 150 cadetes.

 

Declarações:

Eng.º José Luís Cacho – Presidente da Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA

“Esta é uma oportunidade de dar uma visibilidade diferente ao Porto. Normalmente o nosso foco está na atividade económica, mas neste caso os Tall Ships trazem uma vertente mais cultural e ligada ao turismo, o que é benéfico para o Porto de Sines. É um evento que permite valorizar o nosso Porto, a nossa cidade e todo o Alentejo. A nossa missão também é contribuir para o desenvolvimento da região onde estamos integrados.”

 

Comandante José Inácio – Diretor da APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela

“Quero aproveitar para lançar um desafio aos mais jovens: Não tenham medo, apareçam. Os portugueses, por vezes, são acanhados e pensam que isto não é para eles e, pela minha experiência, posso dizer que muitas vezes estão enganados. Desde os 15 aos 115 anos, todos estão convidados a aparecer e embarcar nestes veleiros.”

 

Dr. Ceia da Silva – Presidente da Turismo do Alentejo – ERT

“Este é um evento que envolve duas componentes. Por um lado, o espetáculo em si – vão ser 4 dias únicos em que esperamos cerca de 300.000 visitantes e penso que o Alentejo e Sines vão ser a capital do país durante esse período. Por outro lado, é um evento com grande poder promocional que com certeza vai ter um impacto positivo nas regiões envolventes, não só pela divulgação da região alentejana pela Comunicação Social nacional e internacional, mas também pela transmissão “passa-palavra” de todos os visitantes que, não só nos voltarão a visitar, como irão passar a ideia a todos os seus conhecidos de que vale a pena visitar Sines e o Alentejo.”

 

Dr. Nuno Mascarenhas – Presidente da Câmara Municipal de Sines

“É um grande evento para Sines e para todo o Alentejo. Estamos empenhados em fazer deste evento o maior da região em 2017. A cidade está preparada para receber o Sines Tall Ships Festival, pela experiência e know-how adquirido através de todos os eventos que realizamos ao longo do ano. Estão reunidas todas as condições para que este seja um evento de grande sucesso.”

 

 

Sobre o Sines Tall Ships Festival // RDV 2017
Sines, cidade atlântica desde sempre ligada aos caminhos do mar, vai receber a regata de grandes de veleiros comemorativa dos 150 anos da Confederação do Canadá, que larga do Reino Unido e passará por Sines (Portugal), Las Palmas, Bermuda e Estados Unidos, até chegar ao país “aniversariante”. Do Canadá, a frota cruzará ainda o Atlântico até ao destino final Le Havre (França). A RDV 2017 Tall Ships Regatta em Sines será um festival em terra e no mar, com a presença de veleiros de todo o mundo. Vão ser quatro dias de atividades, de 28 de abril a 1 de maio, com visitas às embarcações, desfiles dos tripulantes, concertos, fogo de artifício e muitas outras iniciativas num recinto de entrada livre.
O Sines Tall Ships Festival é um evento co-organizado pela Turismo do Alentejo – ERT, Câmara Municipal de Sines e Administração dos Portos de Sines e do Algarve, em parceria com a Aporvela – Associação Portuguesa de Treino de Vela.
Co-financiado pela União Europeia através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional e enquadrado no ALENTEJO 2020 (Programa Operacional Regional do Alentejo), no montante de Investimento de 502.945, 49 euros, e montante de Apoio de 390.788, 65 euros, o evento insere-se no projecto Alentejo Eventos XX – Promoção e Marketing que visa afirmar a Região Alentejo como Destino Turístico diferenciado e inovador, através da promoção integrada e articulada de um calendário de eventos culturais com potencial de atração regional, nacional e internacional de visitantes.
By |Comentários fechados em Apresentação do “Sines Tall Ships Festival // RDV 2017”