A Organização distinguiu o trabalho da Aporvela com o projecto Mar de Oportunidades, uma iniciativa em colaboração com a Casa Pia de Lisboa, financiado pela Fundação Calouste Gulbenkian.

Este projeto tem por objetivo promover o desenvolvimento de jovens desfavorecidos e/ou em risco, aliando o conhecimento do oceano e as carreiras profissionais ligadas ao mar, capacitando-os para encontrar novos significados pessoais e sociais, lutando contra a pobreza, a descriminação e fomentando a cidadania activa.

O programa Mar de Oportunidades abrange 100 jovens da Casa Pia de Lisboa que receberão formação a bordo da caravela Vera Cruz, do NTM Creoula e de Tall Ships estrangeiros. Haverá palestras, workshops e debates com especialistas ligados ao mar. Os jovens visitarão diversas instituições ligadas com o Mar em Portugal. Por fim, todos farão o curso e o exame para a obtenção da carta de marinheiro.

Os Estoril Local Answers Awards que premeiam anualmente repostas locais que respondem a desafios globais, receberam candidaturas de variados países que foram avaliadas por um painel internacional, com projetos em áreas como inovação e sustentabilidade, economia, segurança humana, desenvolvimento sustentável, crescimento verde, globalização e políticas internas.

A Aporvela recebe o prémio a 20 de Maio, Dia da Marinha e data em que se assinala o aniversário da chegada de Vasco da Gama a Calecute.