APORVELA promove jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar

APORVELA promove jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar

A inauguração da exposição “A Caravela Vera Cruz” será um dos pontos altos do dia.

O Mar na Presente Legislatura (XIII)” é o tema da jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar 2015, que terá lugar na próxima segunda-feira, dia 16 de novembro.

A APORVELA – Associação Portuguesa de Treino de Vela, a Sociedade de Geografia de Lisboa (SGL), a Comissão Nacional da UNESCO e a Presidência da Rede Nacional da Cultura dos Mares e dos Rios (Município de Esposende) juntaram-se para comemorar este dia, institucionalizado desde 1994, a fim de distinguir o seu carácter luso de outros eventos similares, tais como, o Dia Europeu do Mar, o Dia dos Oceanos e o Dia Mundial do Mar.

No dia 16 de novembro, a partir das 11h00, a bordo da Caravela “Vera Cruz”, na doca do Espanhol em Alcântara, realizar-se-á a cerimónia de aposição inaugural do carimbo comemorativo do Dia Nacional do Mar, cujo desenho representa a mesma Caravela, numa criação concedida pela Direção de Filatelia dos CTT – Correios de Portugal, SA..

Já durante a tarde, entre as 14h30 e as 17h00, na sede da SGL estará um correio que irá facultar exemplares de bilhetes-postais, nos quais estará reproduzido o cartaz do Dia Nacional do Mar, para aposição do carimbo comemorativo.

Às 14:30h, neste mesmo local, será inaugurada a mostra sobre “A Caravela Vera Cruz”, organizada pela APORVELA, que se mantém em exibição até dia 27 de novembro.

A finalizar a jornada comemorativa, tomará lugar o colóquio “O Mar na Presente Legislatura (XIII)”, a decorrer no auditório Adriano Moreira, pelas 15h00, ao qual se segue a sessão de encerramento, com evocação do Dia da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), a partir das 17h30.

Recorde-se que a APORVELA organiza em julho de 2016, a The Tall Ships Races Lisboa 2016, maior regata a acontecer em Portugal no próximo ano, que contará com mais de 50 grandes veleiros de todo o mundo, 3.500 jovens tripulantes de várias nacionalidades e cerca de 1 milhão de visitantes.

By |Comentários fechados em APORVELA promove jornada comemorativa do Dia Nacional do Mar